Buscar
  • Concretoleve Arquitetura

10 dicas de decoração para clínicas com atendimento infantil

Nem sempre ir ao médico, dentista, psicólogo ou fisioterapeuta é um programa agradável para os adultos, que tal fazer diferente e tornar este momento prazeroso para as crianças?


Imagine seus pequenos pacientes felizes em voltar naquele lugar super lúdico e divertido, criado especialmente para o receber.


Este lugar pode ser o seu consultório pediátrico ou sua clínica de pediatria, por que não?


Para ter o consultório infantil ideal e fazer os pequenos sempre pedirem para voltar lá é muito fácil. Por isso selecionamos 10 dicas de decoração para clínicas com atendimento infantil, são dicas especiais elaboradas por escritório de arquitetura especialista na área, com elas você pode criar uma atmosfera descontraída e alegre para receber as crianças e seus familiares, além claro de deixar as consultas fluírem bem mais leve. Leia a seguir.

Crianças precisam ser tratadas como crianças, inclusive dentro de um consultório.


O incentivo nos cuidados com a saúde quando tratado de forma lúdica aproxima a criança do objetivo fim da consulta e torna o atendimento leve e humanizado.


Se você lida com crianças a humanização no atendimento não é nenhuma novidade para você, não é mesmo? O que talvez você ainda não saiba é que o ambiente pode te ajudar nesta missão. Vamos às dicas.


Dica 1 - tenha uma área de parquinho


Na espera do atendimento você não vai querer o responsável pelo seu paciente agoniado porque a criança não tem uma distração. Que tal este responsável ficar tranquilo e despreocupado?

Uma ótima opção é o parquinho, descontraído e seguro, ele fará as crianças esquecerem o motivo da visita e nem vão ver o tempo passar.


Dica 2 - use a comunicação visual em altura e linguagem das crianças


Mesmo criando um ambiente lúdico é imprescindível estabelecer alguns limites. Exemplo: um lugar que só pode ser acessado por funcionários.

Analise: em geral estes limites são para os adultos, as crianças ou ambos?

E por que na maioria das vezes este aviso não foi elaborado numa linguagem infantil e/ou instalado em uma altura que favoreça a identificação dos pequenos?

Fácil de resolver. Às vezes são pequenos detalhes, mas faz toda a diferença.


Dica 3 - use plotagens divertidas nos corredor


A maioria das clínicas, deixam de explorar o grande potencial que um corredor tem de ser atrativo às crianças. Então use isso a seu favor.


Corredores com temas, cores e plotagens diferentes atraem a atenção e se tornam super divertidos para as crianças.

Inclusive se torna uma referência para localização, exemplo, num tema espacial: agora você vai passar por uma área da espaçonave e deve parar na sala do planeta laranja - imagine como a criança vai achar legal essa procura.


Dica 4 - crie um lugar para tirar selfie


Até as crianças estão super antenadas com a tecnologia e as redes sociais.

Então criar um espaço que incentive tirar fotos sozinha e/ou com os responsáveis.

Detalhe, além de ser atrativo, você discretamente pode deixar visível o nome da clínica e quando postarem a foto, seu trabalho será divulgado, se torna um marketing inconsciente.


Dica 5 - espalhe livrinhos e painéis sensoriais



Estimular o toque das crianças atrai muito a atenção delas.

Por isso, disponha painéis como estes nas paredes e tenha sempre ao alcance deles livros bem chamativos, eles vão adorar que ninguém vai os proibir de folhear.




Dica 6 - adapte os banheiros com sanitário e lavatórios na altura das crianças


Só depois que você criar um banheiro especial, vai ver a satisfação de uma criança de fazer certas coisas sozinha.

Usar o banheiro e lavar as mãos, sozinha, não é sempre comum, acredite vai ser legal para eles e para os responsáveis.


Dica 7 - instale trocadores em todos banheiros


Importante lembrar que os responsáveis também tem que se sentir bem recebidos.

Está super ultrapassado ter trocadores apenas no banheiro feminino, não cometa essa gafe horrível.


Dica 8 - disponibilize um lugar mais reservado para mães amamentarem


Se seu público abrange lactantes este espaço deve existir e mesmo que não, sempre haverá a possibilidade de receber uma mãe amamentando.


Tenha um local discreto e reservado, conforto neste momento é essencial.


Dica 9 - espalhe frases sobre o conceito da clínica


Aqui vem um detalhe na comunicação visual que é mais direcionada aos adultos. Espalhe pelas paredes os ideais da sua clínica ou consultório, demonstre os porquês da família confiar a saúde da criança à você.


São frases que agirão no inconsciente dos responsáveis e os farão sentir confortáveis de estarem ali.


Dica 10 - tenha um com sistema de controle de ruídos (acústico)


Depois de várias dicas legais para colocar na sua clínica e fazerem as crianças felizes, o que mais queremos é ver as crianças brinquem e explorem os espaços criados para elas sem precisar ficar pedindo silêncio o tempo todo. É chato para eles e pros responsáveis. Evite isso adotando estratégias que controlam o som para não atrapalhar as atividades profissionais da clínica ou consultório.


Ah! Só um detalhe para fechar as dicas, tenha sempre algo mais atrativo dentro do consultório, assim os pequenos não vão se incomodar de trocar aquela diversão por algo mais legal ainda.


Ufa! Muita dica boa né?

Você trabalha com o público que mais explora a imaginação, use isso ao seu favor para atrair a atenção e indicação de novos pacientes.


Além das dicas, separamos também imagens de exemplo de todas para vários tipos de consultórios com atendimento infantil, clique aqui.


O que você achou destas dicas? Tem alguma dúvida? Pergunte o que quiser.


Sobre a autora

Ana Paula Medina

Arquiteta especialista em interiores, com atuação em ambientes de saúde, clínicas e consultórios.

Acesse - @arquiteturaparaclinica


CONTATO

(61) 99140-5518

  • wpp
  • insta

© 2017 por Concretoleve Arquitetura.