Buscar
  • Concretoleve Arquitetura

5 Dicas de decoração para clínica médica de estética

Atualizado: Out 14

O mercado da beleza e estética está sempre em ascensão e você profissional da saúde com especialidade em estética sabe disso.

.

Dois dos resultados mais expressivos da pandemia são: o aumento na preocupação com o bem estar e a busca das pessoas em encontrar a melhor versão delas mesmas.

E por sinal, algumas encontram este conforto no seu corpo físico e aparência, por isso não poupam investimentos.


Porém esteja atento, pacientes deste nicho além de bons resultados são exigentes com bom atendimento.

E você sabe que bom atendimento reúne alguns fatores como: habilidades e competências do profissional, qualidade do serviço prestado, alcance de resultados esperados e o local de atendimento. Sim!! O local de atendimento.


E não é papo de arquiteta não, vou te provar através do resultado de uma pesquisa.


Além disso, separei 5 dicas valiosíssimas, que nenhuma arquiteta disponibiliza gratuitamente, para você melhorar seu atendimento através dos ambientes do seu consultório ou clínica de estética e ter mais pacientes.

Primeiro, quando o paciente vai até sua clínica médica de estética, já tem 60% da decisão de contratação tomada. Isso porque, antes de escolher você e sua empresa, o paciente investigou a reputação dela, pesquisou sobre os procedimentos oferecidos e até já criou expectativas em relação ao resultado.


Logo, a visita a clínica, o atendimento geral e a avaliação dos ambientes representam os 40% finais e decisivos na tomada de decisão do paciente.

Em geral, esta é a fração responsável por retornos, contratação de tratamentos mais longos e claro a indicação do seu trabalho.


Quer ver como os ambientes da clínica são importantes para o perfil deste paciente? Analise.


Um paciente que se importa com a beleza, aparência e bem estar a ponto de buscar tratamentos estéticos, possivelmente tem o olhar mais refinado para a estética em geral, certo?

Partido disto, você acha que ele vai deixar de observar com detalhes os ambientes onde receberá atendimento?


Bom, melhor do que o “achismo” são pesquisas para comprovar, Veja.


Recentemente fiz uma pesquisa em meu instagram @concretoleve.arquitetura, comparei alguns ambientes e perguntei se as pessoas achavam aquele lugar aconchegante e agradável para receber um tratamento estético, veja os resultados ao lado.


E em seguida, perguntei qual a avaliação faziam do profissional caso ele atendesse em um consultório como este:



resultado - 77% das pessoas avaliam a qualidade do atendimento ou demonstram ter interesse pelo serviço, em função do ambiente.


Ainda tem dúvidas da sua eficiência do ambiente no atendimento e captação de pacientes?


E como neuroarquiteta te digo o porquê disso.


Com tanta oferta de serviço, propagandas e informação free as pessoas querem algo além do resultado de um serviço, ou seja, o famoso marketing de experiência.


Basicamente, marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los.


Veja exemplo famoso:

A Sprite, em pleno verão, instalou nas praias cariocas chuveiros imitando a máquina de refrigerante encontrada em restaurantes fast food.

Resultado: o cliente podia tomar um banho bem refrescante e automaticamente associar a sensação à marca, trazendo um conceito totalmente positivo à bebida e ao que ela propõe.

Sutil e subjetivo né? Porém eficiente!


E detalhe, não estou te incentivando a ter uma máquina dessas é algo bem mais simples.


Analise assim, estética pela estética vários lugares oferecem, mas estética com algo a mais, poucos oferecem. E você onde quer se encaixar?


Se você ainda não oferece uma experiência ao seu paciente, aqui vão 5 dicas para você mudar isso.


1 - Hoje a maioria dos pacientes buscam aprovação social ou expõem publicamente o quanto estão se cuidando e fazem questão de mencionar quando não estão fazendo isso sem um acompanhando profissional, em outras palavras, para alguns o tratamento estético oferece status, principalmente nas redes sociais.


Não há mal nenhum em utilizar isso ao seu favor.


Então pegue essa dica: crie espaços instagramáveis, um lugar lindo para tirar fotos, que estrategicamente tem sua logo, nome ou redes sociais. Inevitavelmente o paciente demonstrar estar feliz de estar ali e de quebra está divulgando sua clínica à outras pessoas, e muito provavelmente conhecerão seu trabalho.

Só não se esqueça, este é um marketing inconsciente, não exagere na exposição da marca.


2 - Espalhe pela clínica ou consultório frases e imagens que reforcem a importância do autocuidado. Isso vai gerar no paciente a tranquilidade de ter feito a escolha certa ao investir neste procedimento e sentirá conforto em continuá-lo.

Esta é outra opção de marketing inconsciente, estimule nas pessoas a vontade de registrar esta frase e compartilhar, e claro sutilmente coloque suas referências na imagens também.


3 - Apenas vender um tratamento rejuvenescedor, por exemplo, não é suficiente. O novo consumidor precisa ver resultados.


Logo, você também precisa de um local estratégico para registrar os resultados dos procedimentos, caso seu conselho permita, assim os resultados serão sempre facilmente associados à sua marca.


4 - Utilize a iluminação corretamente. A iluminação deve SEMPRE favorecer o paciente, a posição das lâmpadas, a luz e a sombra gerada por ela, podem visualmente valorizar ou desvalorizar o corpo e o rosto de quem está sob ela, por isso não erre ou comprometerá totalmente o resultado do procedimento e a satisfação do paciente.


5 - Complementando o que disse sobre marketing de experiência, a melhor forma de fazê-lo é explorando os sentidos básicos - visão, tato, audição, olfato e paladar - do seu paciente. Para esta dica existem infinitas possibilidades:

1° escolha qual sentido quer aguçar mais e invista nele, certeza que isso fará toda diferença.


Além das dicas em texto, separei algumas imagens para você se inspirar e ver que com conhecimento e estratégia é simples atrair a atenção dos atuais e futuros pacientes também através dos ambientes - clique aqui.


O que você achou destas dicas? Tem alguma dúvida? Pergunte o que quiser.



sobre a autora

Ana Paula Medina

Arquiteta especialista em interiores, com atuação em ambientes de saúde, clínicas e consultórios.

Acesse - @arquiteturaparaclinica


CONTATO

(61) 99140-5518

  • wpp
  • insta

© 2017 por Concretoleve Arquitetura.